Entende-se como gerações um conjunto de indivíduos que nasceram em determinada época e que possuem semelhantes valores, histórias e experiências.
É perceptível que, gradativamente, o intervalo de “duração” de uma geração para outra vem diminuindo, o que impõe a coexistência de diversas gerações concomitantemente na sociedade, gerando o desafio de convivência das pessoas com maior diversidade, o que intensifica os conflitos. Por outro lado, proporciona a aceleração do crescimento pessoal, dos processos de mudança e o desenvolvimento das relações afetivas, sociais e intelectuais por meio da sinergia entre pessoas diferentes.
Os estudiosos divergem quanto ao início e término de cada geração, mas para fins de entendimento, apresentar-se-á uma divisão dos períodos, contextualizando e citando seus principais aspectos e características dominantes.
GERAÇÃO BABY BOOMER – nascidos entre 1940 e 1960
Contexto: Terminando a segunda Guerra Mundial, direitos das mulheres, ativismo político; houve uma explosão demográfica (baby boomer). Alguns estudiosos dividem essa geração em partes: (i) Primeiros Boomers (1946 e 1954) e (ii) Boomers Posteriores (1955 e 1964).
Principais características: padrão de vida estável; sabe o que quer; não são influenciados por terceiros; acreditam que liderar é igual a comandar e controlar; são altamente competitivos; disciplinados, ordeiros e respeitam os outros. Valoriza o status quo; o crescimento profissional; busca a promoção na organização e sua identidade está ligada com o seu nível hierárquico.
GERAÇÃO X – nascidos entre 1960 e 1980
Contexto: são os descendentes da Geração Baby Boomer. Tendem a ser rebeldes para os padrões até então estabelecidos; eram considerados com comportamentos estranhos (diferentes dos pais).
Principais características: ruptura com as regras e valores; fizeram parte do momento de revolução e de luta pela abertura política e social; preferem qualidade e não quantidade; buscam seus direitos; procuram a liberdade de expressão. Tendem a valorizar competências quando estão em posição de líder. Conviveram com o divórcio dos pais; ausência da figura materna em tempo integral – mães passam a trabalhar externamente; e o casamento deixa de ser uma relação perpétua. Foi a geração mais atraída pelos apelos consumistas.
GERAÇÃO Y (Millennials) – nascidos entre 1980 e 2000
Contexto: Filhos da Geração X, netos dos Baby Boomer, chamados de Geração Millennials. Nasceram na época das tecnologias, prosperidade econômica e liberdade política. Não passaram por nenhuma grande ruptura social, são preocupadas com o meio ambiente, com os direitos humanos. São consideradas ambiciosas, individualistas, esperançosas, decididas e coletivas.
Principais características: estão sempre conectados; preferem computadores a livros; vivem em redes sociais; buscam sempre novas tecnologias. Lidam com diversas coisas ao mesmo tempo, são de bom nível de formação; na infância tinham muitos afazeres, tais como cursos de idiomas, esportes e outras tarefas, desenvolveram um alto poder de influência na sociedade com acesso à internet por meio das redes sociais.
GERAÇÃO W – nascidos entre 1991 e 2000 (estudiosos divergem desta divisão)
Contexto: Não está definida como uma geração! Geração W é uma “subdivisão” da Geração Y que quando foi criada, possuíam ainda jovens sem idade para o trabalho. O tempo dirá o que acontecerá, para nós, entretanto, é suficiente sabermos que são tão conectados quando qualquer um da Geração Y.
Principais características: similares a Geração Y
GERAÇÃO Z – nascidos entre 1990 e 2010 (engloba a chamada Geração W)
Contexto: Ainda em processo de amadurecimento e consolidação pelos estudiosos. A Geração Z são os que convivem naturalmente com a internet e a possibilidade de conexão imediata com as outras pessoas por meio das facilidades dos smartfones e similares. Sua realidade contempla o Home Office, o aquecimento global, o 11 de setembro dentre outras contemporaneidades que mudaram o planeta. É uma geração extremamente antenada, conectada e preocupada com o meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social.
Principais características: muito parecidos com a Geração Y; alta conectividade com outras pessoas; grande senso de responsabilidade social.
GERAÇÃO ALPHA – nascidos a partir de 2010
Contexto: Esta geração está em fase de formação e ainda não está definida. Existem especulações sobre como será denominada – Geração M (de mobile)? Esta geração poderá ser incorporada com a Z e ser definido uma nomenclatura.
Principais características: Os estudiosos estão analisando e não possuem uma definição precisa, o que se sabe é que nunca uma geração teve tanto acesso à informação e educação. Pouco se sabe como isso, efetivamente, irá afetar seu comportamento, porém na próxima década, ou antes, influenciará a sociedade e logo depois chegando ao mercado de trabalho e consumo.
Como vimos as Gerações atuais ainda estão, segundo os estudiosos, em fase de consolidação para apresentação futura, mas serve para entendermos a diversidade cada vez maior das pessoas, que mesmo dentro da mesma Geração apresenta características distintas o que irá exigir maior esforço para o entendimento das relações dentro da sociedade que vivemos.
Um grande desafio para o Gestor que deseja sucesso em sua organização!
Outras matérias serão publicadas em nosso site visando trazer à discussão esse fator importante para qualquer decisão relacionada a perenidade organizacional.
Veja entrevista completa no link a seguir:
https://crarjplay.adm.br/geracao-millennials-e-os-desafios-para-o-marketing/
Referências:
CARACTERÍSTICAS E CONFLITOS ENTRE AS GERAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO: um estudo exploratório. EMJ Oliveira, IMA Santos, RBC Marrocos – Revista Opara, 2018 revistaopara.facape.br
https://www.spaltron.net/somos-indigo-e-cristais/geracoes-w-x-y-e-z-alfa-dos-baby-html/ – acesso em 29/10/2019